20/01/2022
Há anos, o RH vem se tornando uma das áreas mais estratégicas para as empresas. Com a pandemia, essa importância se acentuou ainda mais – uma vez que gerir as relações de trabalho remoto se tornou indispensável para a operação das companhias.
Diante de novos formatos de trabalho e desafios até então nunca enfrentados, o setor foi obrigado a se reinventar, buscando ambientes saudáveis e produtivos mesmo à distância.
Osvaldo Pinholi, administrador de empresas e diretor comercial da Treinar Mais, pontua que isso, inclusive, foi comprovado em uma pesquisa feita pela HR Pulse em 2020. Ele diz que os dados mostram que 69% dos profissionais de recursos humanos defendem que a reinvenção da gestão dessa área é imperativa para os próximos anos.
Por esse motivo, o especialista separou cinco principais tendências do setor que devem ficar na mira das empresas em 2022, confira!
A pandemia mostrou que o isolamento social não impede que os funcionários realizem suas funções com a mesma produtividade. Por mais que muitas empresas estejam planejando a retomada do trabalho presencial, o modelo híbrido certamente prevalecerá dentre a grande maioria.
Com novos formatos sendo adotados, a tecnologia se tornou uma aliada importante para garantir a operação à distância – principalmente para o RH. Diversos sistemas de gestão, monitoramento e conversação foram aprimorados para ajudar o desempenho deste setor, facilitando a gestão de pessoas e mantendo um bom clima organizacional.
As tech skills já deixaram de ser as únicas competências avaliadas em um processo seletivo. Hoje, as habilidades emocionais e comportamentais são tão importantes quanto para o futuro do trabalho, mostrando a capacidade do profissional em lidar com a pressão, operar em conjunto com seus colegas, sua resiliência e como agir em momentos de mudanças.
Nesse cenário, é papel do RH encontrar o conjunto dessas habilidades e suas necessidades para cada cargo, ajudando cada colaborador em sua jornada de trabalho.
Não há dúvidas dos benefícios do home-office para as empresas – contudo, também não há como negar o lado negativo que ocasionou, sobretudo na sobrecarga de trabalho e seus consequentes prejuízos à saúde, como a Síndrome de Burnout. A própria OMS, inclusive, a declarou como uma doença ocupacional após o aumento de casos na pandemia.
O incentivo ao bem-estar dos trabalhadores vem se tornando cada vez mais importante, e uma das principais missões dos profissionais de RH para este ano.
Com mesmo ou nenhum contato físico entre os colaboradores, muitas empresas precisaram refletir sobre sua cultura interna. Afinal, são suas visões, valores e missões que irão conduzir seu funcionamento e, principalmente, atrair uma maior quantidade de profissionais que se identifiquem com esses propósitos.
Neste alinhamento, o RH deve ter um papel ativo como auxiliador das definições – e, principalmente, na disseminação interna da cultura, quebrando as barreiras geográficas.
Treinar e desenvolver pessoas é uma demanda latente do RH – necessidade que se tornou ainda mais evidente com a pandemia. É preciso criatividade, técnica e metodologias personalizadas para prover treinamentos eficazes e assertivos, principalmente à distância.
Felizmente, o que não faltam são ferramentas e plataformas que podem auxiliar o departamento nessa tarefa. Os profissionais de RH devem optar por um modelo transversal, que possa ser aplicado para todos, por meio de uma metodologia ativa que incentive o engajamento. Assim, conseguirão não apenas reter mais talentos, como também aumentar a produtividade e elevar o crescimento da companhia.
Por fim, Pinholi reforça que o RH nunca esteve tão em alta. A importância do capital humano ficou extremamente evidente nestes últimos anos, o que elevou a necessidade deste departamento estar constantemente antenado às principais tendências que possam contribuir cada vez mais para uma boa gestão de pessoas.
O especialista acredita que é preciso estar atento para aproveitar as melhores oportunidades e criar um ambiente realmente promissor para o crescimento dos negócios em 2022.
Fonte: Contábeis