Nova variante da Covid-19 deve atrasar recuperação econômica até 2023, segundo a ONU

  • 19/01/2022

    Nova variante da Covid-19 deve atrasar recuperação econômica até 2023, segundo a ONU




     

    Uma nova projeção divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no relatório “Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais de 2022” espera que a produção global deverá desacelerar neste e no próximo ano.

    Após expandir em 5,5% em 2021, a previsão de crescimento para este ano é de apenas 4% e para 2023 de 3,5%. Isso se deve, principalmente, ao contínuo avanço da variante Ômicron em todo o mundo, prejudicando as atividades econômicas e freando a recuperação dos setores.

    A cepa atinge a retomada da economia mas também, segundo os estudos da ONU, deve trazer novos desafios no mercado de trabalho, assim como pressões inflacionárias e atrapalhar na produção em cadeia de produtos.

    O índice de emprego deve continuar inferior ao patamar pré-pandemia nos próximos dois anos, prejudicando países desenvolvidos e em desenvolvimento.

    O estudo mostra que, seguindo esta projeção, o Brasil deverá possuir a segunda maior taxa de desemprego entre os países avaliados da América Latina, atrás apenas da Costa Rica. Países da América Latina devem sentir um impacto maior e mais prolongado, no geral, em comparação às nações mais ricas.

    A ONU prevê em seu relatório que o Brasil deve crescer economicamente 0,5% neste ano e 1,9% em 2023, avaliado como um país em desenvolvimento, assim como China, Índia e outros.

    Fonte: Contábeis


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo