IR 2021: Como fazer a declaração da restituição do ano passado

  • 07/05/2021

    IR 2021: Como fazer a declaração da restituição do ano passado




     

    Se no ano de 2020 o contribuinte teve direito à restituição do imposto de renda, no informe deste ano deverá constar o valor, mesmo não sendo tributável, qualquer quantia recebida durante o ano-calendário passado deve aparecer para a Receita Federal. 

    Caso tenha dificuldade para recordar a quantia exata, é possível conferir no site Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal ou consultar o extrato bancário da conta em que o valor foi recebido. Aqueles que pagaram a diferença do imposto devido não precisarão informar a quantia.

    O que fazer com mais de uma restituição

    Dentro do mesmo ano é possível receber mais de uma restituição, caso tenha ficado retido em malha fina nos anos anteriores e após explanações, o valor foi liberado. Acontece também com casais que antes faziam separados o informe e agora fazem juntos. 

    Em ambos os casos, quando há mais de uma quantia recebida no ano, deverá ser somado e o total lançado no preenchimento.

    Como declarar a restituição

    Procure dentro do programa de preenchimento, no menu à esquerda, a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, busque a opção “25 - Restituição do imposto sobre a renda de anos-calendários anteriores”, informe o valor correspondente e finalize clicando em “Ok”.

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo